9 de março de 2011

PENSAMENTOS BEM-PENSADOS II (A SAGA CONTINUA)

É interessante como gostei de ficar pensando bobagens, tal como faz a maioria das pessoas, que, no entanto, não têm a coragem de dizer isso de público.
Em noolhar.wordpress.com.
Deste modo, dou sequência aos “pensamentos bem-pensados”, postados em 22/1 e 3/3/2011. Mas quero dizer a vocês que alguns chegam a doer na hora em que ocorrem. Há pensamentos pesados, violentos, que requerem reflexão e queimação de mufa, como se diz popularmente. Outros, contudo, vêm com a fluência de uma diarreia desembestada. Não há como segurar.
Desta vez, inclusive, tive o cuidado de classificá-los segundo a temática que abordam. Poderão pensar que sou presunçoso, mas não é nada disso. Apenas quis facilitar seu entendimento, para que meus raros leitores não precisem gastar sua massa cinzenta lendo bobagens pretensiosas.
Espero que se divirtam.
A – FILOSOFIA POPULAR E CONSELHOS GRÁTIS
1.      Na casa do fabricante de iogurte, as coisas estão sempre azedando.
2.      Papo furado não enche barriga de pelicano.
3.      Peru que morre de véspera não desfruta da lua de mel.
4.      A pior forma de pressão é aquela em que só sai espuma da chopeira do botequim.
B – POLÍTICA E SOCIEDADE
5.      Tomara que as duas lâminas verticais do prédio do Congresso Nacional não sejam uma sugestão subliminar de Niemeyer para uma forca.
6.      A transposição das águas do rio São Francisco, pelas polêmicas que gerou, quase o transforma no Rio da Desunião Nacional.
7.      Há certo tipo tão canalha na política brasileira que se sente lisonjeado em ser chamado de canalha, desde que não se inclua a mãe no meio. Que aí nem filho da puta aguenta!
8.      O grande Darcy Ribeiro dizia, de forma crítica, que os portugueses aqui chegaram em 1500 e, desde então, não mais saímos da beira do mar. Mas, para conseguir essa cultuada tez bronzeada no interior, só pegando no cabo da enxada de sol a sol. Aí é dureza demais para esse povo inzoneiro.
9.      O Sri-Lanka só resolverá seus problemas internos e progredirá velozmente, quando trocar seu nome para Jaguar-Lancia. Sri, caranguejo e até mesmo lagosta - vamos combinar - são muito devagar!
C - COMPORTAMENTO
10.  O melhor jeito de se dançar conforme a música só é alcançado depois de um curso completo com Carlinhos de Jesus ou Jaime Aroxa e dois meses de estágio na Gafieira Elite, ao som da Orquestra Tabajara.
11.  O cara encontrou a cara metade dos seus sonhos, mas teve de pagá-la com cartão de crédito, por ela ser cara demais.
12.  As três formas de vida mais estranhas que conheço são: a ameba, o ornitorrinco e certo tipo de cunhado folgado que vive na aba da gente.
13.  Há mulheres de vida fácil que tornam difícil a vida dos homens, ao cobrarem seus serviços em dólar e com pagamento cash, adiantado.
14.  O primeiro miserável brasileiro que, com o auxílio social do governo, pulou para a classe dos pobres foi tomado de tal presunção, que, aos olhos de seus antigos pares, parecia um nouveau riche. Já o pobre guindado à classe média pavoneava-se como um Eike Batista. Não sei aonde essa presunção vai parar.
D – HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES EM GERAL
15.  Contista que conta um conto acaba escrevendo um livro com trinta e tantos.
16.  Quando os primeiros bandeirantes adentraram pelo famoso interland brasileiro, já encontraram, além de malária, impaludismo e febre amarela, as terras invadidas por milhões de indígenas, que eles trataram de remover na base da porrada. Imaginaram que já seria ação do MST.
17.  Mário de Andrade e Oswald de Andrade não eram irmãos. Mas parece que também não foram inimigos, apesar de propalada antropofagia.
18.  Se Millôr Fernandes fosse melhor do que é, teria de se chamar Ótimo Fernandes.
19.  Mário Lago, que é cheio de água em seu nome, só não afogou as mágoas da vida, porque o copo sempre foi muito raso. Por isso foi um artista transbordante!
E - CARNAVAL
20.  Engraçado: nos ensaios técnicos das escolas de samba nunca vi técnicos de qualquer especialidade; apenas sambistas de todas as qualidades. E algumas mulatas que põem todo o esforço a perder. Pelamordedeus!
21.  Burro velho, como se diz no interior, não pega marcha. Pegar esses sambas-enredo acelerados de hoje em dia, então, nem pensar!
22.  A proliferação de escolas de samba dos mais diversos grupos no Rio de Janeiro periga transformar a antiga Cidade Maravilhosa na Roma de Nero.
F – RELIGIÃO E CRENDICES EM GERAL
23.  Os ateus e todos os demais seguidores de crenças não cristãs podem sofrer o diabo, comer inclusive o pão amassado por ele, que jamais estarão numa via crucis.
24.  Encontraram novo signo do zodíaco, Serpentário, para onde vão remanejar as sogras e alguns maledicentes contumazes. Quando descobrirem o signo Pocilga, aí teremos onde enquadrar boa parte dos nossos políticos e uns e outros aí que a prudência aconselha a não nomear.
H – ATUALIDADES, ESPORTES E PERSONALIDADES INFLUENTES
25.  Se o time de Passa Quatro enfrentar o time de Passa Três, em jogo arbitrado por Juiz de Fora, o resultado final lhe poderá ser favorável, ou a derrota já é certa?
26.  Se o ET de Varginha fosse mesmo sério, teria aparecido numa grande cidade como Tóquio ou Nova Iorque. Ou será que ele queria apenas comprar queijo minas e linguiça?
27.  Antes, Biguá, Pavão e Garrincha; hoje, Galo, Pato e Ganso; amanhã, no futebol brasileiro, caga-sebo, vira-bosta e cambaxirra.
I – MOMENTO ÍNTIMO, IMPRESSÕES PESSOAIS OU FRESCURAS MESMO
28.  Andam badalando tanto as propriedades medicinais do vinho tinto, que estou muito propenso a suspender seu uso. Não quero ser acusado de estar fazendo automedicação. Até porque tenho médicos na família.
29.  Tudo aquilo que eu ouço com meus ouvidos moucos, rotineiramente, esqueço um pouco.
30.  Salvo aquilo que não sei mesmo em hipótese alguma, o resto me é totalmente desconhecido.
31.  Conheço algumas pessoas acometidas pela síndrome do pânico. E várias que sofrem da síndrome do penico: só fazem merda.
J – CIÊNCIAS EM GERAL E EM PARTICULAR
32.      Dizem que a natureza é sábia, mas tenho cá minhas dúvidas. Acho muito mal projetados o camelo, o dromedário e o ornitorrinco. Este último, então, parece que foi feito de refugos de vários bichos.

3 comentários:

  1. Deu para notar uma certa implicância com os ornitorrincos...
    Um bj querido amigo

    ResponderExcluir
  2. Hihihi...Se a natureza fosse sábia não existiriam urubus na quantidade que existem para nos atazanar.

    ResponderExcluir