12 de agosto de 2011

SEIS NARRATIVAS CURTAS TÃO CORRETAS, QUE NÃO DESPERTAM A MÍNIMA SUSPEITA!

Imagem em cobatest.org.
1.      O GORDO - O gordo passeia pelo parque, espreitando todos os que por ele passam. Há um bom número de pessoas mais magras do que ele. Várias moças bonitas e de corpos trabalhados. Outro tanto de rapazes sadios, com a expressão de quem faz esforço ao correr. Umas senhoras em traje esportivo e uns senhores de bigode aparado e barba bem escanhoada com seus tênis limpinhos. Um bando de meninos que, ao chutar a bola com que brincava, acerta as costas do gordo, que teve ganas de cortá-la com um canivete. Porém ele não o tinha. Chutou a bola de volta e saudou as crianças com a mão aberta. Daí a pouco, após atravessar a alameda de palmeiras e a rua marginal ao parque, entrou na churrascaria e refestelou-se com um churrasco rodízio e torneiras de chope à vontade. Pensou que um dia morreria como todos aqueles atletas de fim de semana, igualzinho a qualquer um, e mordeu um naco de picanha com todos os dentes da boca.

2.      O CEGO - O cego chegou tateando a parede da direita da lanchonete, bengala na mão esquerda. A mocinha que servia à mesa ajudou-o a encontrar um assento. Ele se acomodou e pediu certo tipo de sanduíche da promoção, acompanhado de batatas fritas e refrigerante. Aguardou pouco tempo. Ao receber a encomenda, solicitou à mocinha simpática e prestativa que colocasse sua bandeja em determinada posição, para facilitar. Comeu tudo, tomou seu refrigerante, pagou a conta e saiu tateando a parede da esquerda, bengala na mão direita. Caminhou mais um pouco e tomou a condução que o levou de volta a casa. Fez como qualquer pessoa que enxerga, mas teve um distúrbio gástrico, porque não deveria ter-se empanturrado com tanta fritura, como lhe recomentara o médico.

3.      O GAGO E O SURDO - O gago, ao chegar à farmácia, um tanto esbaforido, não conseguiu pedir o remédio que lhe fora solicitado comprar por sua mãe, senhora já de certa idade e chegada a uns medicamentos mais antigos: elixir paregórico. Gaguejou tanto que acabou levando alka-seltzer, porque foi, mais ou menos, isso o que o surdo atendente compreendeu. Contudo demorou tanto na tarefa que, ao chegar de volta a casa, o distúrbio de sua mãe já se curara. Então ele aproveitou que tinha o efervescente à mão, deitou-o em um copo d’água com açúcar e algumas gotas de limão e tomou como se fosse refrigerante.
Imagem em gartic.uol.com.br.

4.      OS DOIS NEGROS - O jovem negro solicitou a parada do ônibus, acionando o botão colocado no corrimão superior. O motorista, também negro, olhou pelo retrovisor e o viu levantando-se do lugar onde estivera sentado durante toda a viagem. O passageiro pediu licença para passar entre dois outros passageiros de pé e de costas um para o outro, até chegar à porta de saída. Agradeceu ao motorista que, no momento, enxugava o suor do rosto com uma toalha do seu time de futebol, que era também o dele, jovem. Deu um sorriso maroto para o motorista e comentou sobre a derrota da noite anterior. O motorista arrancou com o ônibus, um tanto chateado, mas sabia que ali ia um camarada seu.

5.      A BRANQUELA E O MULATO - A branquela ajeitou o cabelo cortado modernamente, antes de entrar no elevador que a levaria para a entrevista de emprego. Já dentro do elevador retocou o batom suave sobre os lábios generosos, sob os olhos atentos do cabineiro, com idade para ser seu pai. Ela havia solicitado o andar da loja de produtos eróticos, o que levou o ascensorista a pensamentos libidinosos com a branquela. Ao chegar ao andar e notar que havia errado, a mocinha branquela disse para o ascensorista mulato que seria no andar de baixo, onde ficava o laboratório de análises clínicas e anatomia patológica. O cabineiro deu um sorriso amarelo e comandou a descida do elevador até o andar solicitado. E, lá no fundo, deve ter-se arrependido de ter pensado besteira.

6.      O CADEIRANTE - O cadeirante, alguns pensaram, iria fazer discurso na calçada, ao lado do acesso para portadores de necessidades especiais. Cinco transeuntes pararam para ouvi-lo, na certeza de que ele iria perorar contra o descaso dos governos municipal, estadual e federal com a causa de seus semelhantes. No entanto, sem que nenhum deles intuísse, o cadeirante abriu a mochila que trazia e começou a distribuir panfletos sobre a inauguração de mais um restaurante a quilo na próxima esquina. O que fazia, aliás, com um alarde impensável para um mero restaurante a quilo. Com isto, o cadeirante garantia almoço grátis durante o período da propaganda. Os transeuntes politicamente corretos pensaram em reclamar com o cadeirante, porém julgaram isto politicamente incorreto. E ficou tudo por isso mesmo!

65 comentários:

  1. Olhar pungente, Saint-Clair. As minorias são apenas isto: minorias e nem por isto deixam de ter humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Cara Bruna, você pode até não ter gostado, que é um direito seu, mas que são narrativas, ah!, isto são.Pode ter certeza. Não são romances, novelas ou contos, mas são narrativas.

      Excluir
    2. Pois é! São narrativas , e me ajudaram muito , obrigado - colocarei o nome da página no meu caderno , como créditos , obrigada mais uma vez :)

      Excluir
    3. Obrigado, Bruna! Fui ver seu perfil e notei que você é uma garota ainda. Deve estar interessada em algo assim. Só quis ajudar. Se precisar, disponha.

      Excluir
    4. é sim Bruna Cazuza se você não sabe volta para o jardim I Não vai ser o jardim II vai ser o jardim I

      Excluir
    5. Obg me ajudou no trabalho de português

      Excluir
  3. este é que tipo de narrativa? alguem por favor me responda..

    ResponderExcluir
  4. vlw me ajudo no trabalho da escola e a bruna cazuza ta no mundo da lua por falar q nao é narrativa e eu so tenho 11 anos mas vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, jovem anônima, pode ter certeza de que são narrativas. São curtas, pequenas, mas são narrativas. Narrativas contam histórias, contam um fato ocorrido ou inventado. Uma piada, por exemplo, é uma narrativa, mesmo sendo pequena. O tamanho não importa, mas o conteúdo. Abraços, anônima de onze anos! Ou seria anônimo?

      Excluir
  5. Valeu, precisa de ideas para fazer uma pequena narrativa mas sem copiar, e esse site me ajudou bastante. Obrigado ! :))))

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relison, excluí seus comentários porque um era um palavrão gratuito e o outro não dizia absolutamente nada. Passar bem!

      Excluir
  7. Nossa eu gosei muito dese site pq me ajudou basante para procurar algumas narrativaa. Portanto eu recomendaria esse site sim gostei das narraivas são muito boa

    ResponderExcluir
  8. essa e a narrativa em 1ª pessoa certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, anônimo! Todas essas narrativas são em 3a. pessoa, o chamado narrador onisciente.

      Excluir
  9. me ajudou muito, gostei muito do texto dos gordos e dos negros, pois sou negro e gordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e pelas palavras, anônimo. Volte sempre.

      Excluir
  10. obrigada me ajudou muito para minha prova :*

    ResponderExcluir
  11. Que máximo! Sempre tive vários sonhos, um deles é escrever. Parabéns ao autor que narrou belas narrativas rsrs

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado Saint-Clair Mello , me ajudou na lição de casa ,
    mas algumas são engraçadas e outras não , mas são ótimas

    ResponderExcluir
  13. MUITO OBRIGADO , Saint-Clair -Mello , você é muito bom parabéns , eu sempre entro aqui pra ficar lendo PARABÉNS , OBG

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante!
    Leciono Português para o 7º ano na escola pública e gostei muito de seus textos. São crônicas narrativas curtas, o que possibilita trabalhar o gênero literário crônica, o tipo textual narrativo e, ainda, temas transversais.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibiane, agradeço o interesse por meus textos, despretensiosos, aliás, porém com muito cuidado com nossa bela língua portuguesa.
      Sinta-se à vontade no meu blog. Abraços.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Podem me informar os autores do texto preciso de suas biografias

    ResponderExcluir
  17. Preciso muito de sua ajuda Sr. Saint,
    Tenho um trabalho pra entregar amanha onde e preciso de uma narrativa curta mais tambem da biografia do autor mas infelizmente nao achei a sua o sr. poderia me ajudar ainda hoje..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, não sei se dará tempo. Só vi hoje. Mande seu e-mail para eu repassar alguns dados.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. muito bons os textos, maravilhosos

    ResponderExcluir
  20. Agradeço por me auxiliar no meu trabalho de Língua Portuguesa! São ótimas narrativas!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, removi seu comentário aqui por ser ofensivo, cheio de palavrões e erros de expressão. Não gostar é um direito seu. Ofender não. Passe muito bem!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A narrativa o gago e o surdo, quais são os elementos

    ResponderExcluir
  26. A narrativa o gago e surdo ,quais são os elementos

    ResponderExcluir
  27. A narrativa o gago e surdo ,quais são os elementos

    ResponderExcluir
  28. Como mudar o foco narrativo do gago e o surdo????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está fazendo uma tarefa escolar? Então reconte a história a partir do surdo.

      Excluir
  29. Posso usar isso como Crônica no trabalho de português??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, Lucas. Esses textos são contos, minicontos, e não, crônicas. Neste link está uma crônica: http://asfaltoemato.blogspot.com.br/2016/03/os-gemeos.html

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Obrigado, eu tava meio que com preguiça de escrever uma narrativa, pois eu estou no 9° ano, ai eu fui procurar uma curta achei esta. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconhecido, o fato de você se apropriar da narrativa de outra pessoa não é saudável. É preciso que você desenvolva sua capacidade de expressão. Só assim será capaz de, no futuro, encontrar o melhor caminho para sua vida profissional.
      E, depois, seu professor descobriará que você não é o autor. Eu fui professor durante muitos anos e sabia perfeitamente do que meus alunos eram capazes de produzir.

      Excluir
  32. Muito obrigada pelas narrativas, são curtas e ótimas...me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  33. parabéns pelo trabalho, me ajudou muito em um trabalho para a faculdade, as referencias serão devidamente feitas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Esteja à vontade, Larissa! Foi um prazer saber que meus textos serviram ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  35. Que lindo trabalho Saint .. adorei!! Parabens!!

    ResponderExcluir