6 de maio de 2011

QUESTÕES TRANSCENDENTAIS QUE TAIS!

1. Com que prego se prega mentira? Bom, se for uma mentirinha, bastará uma tachinha; mas, sendo uma mentira grossa, só com prego galeota.
2. Todo partido político, quando racha, está fazendo justiça ao nome partido.
3. Na vida da galinha, é tudo planejado: quando o ovo é galado, virá um pinto pelado. Caso contrário, ele virará um ovo estrelado. Mas pode ocorrer, em tese, que ele se transforme em pudim ou maionese, tudo conforme os planos do feliz dono da esforçada penosa.
4. Espírito de porco desencarnado não se reincorpora nem em chouriço, quanto mais em leitãozinho à pururuca.
5. LEI GERAL DOS SAMBAS-ENREDO: Todo samba-enredo é igual a qualquer outro samba-enredo, independentemente de seus autores, da GRES que representa, bem como de sua letra e do andamento em que é executado, não havendo também distinção do ano em que tenha sido composto, assim como do espaço geográfico de sua feitura. Resumindo: é tudo igual!
6. PRINCÍPIO BÁSICO DE DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA: Diferentemente do que pretendem os especialistas convocados a cada ano pelos meios de comunicação, qualquer desfile de carnaval, de qualquer agremiação, em qualquer tempo e lugar, é exatamente igual a qualquer outro que se lhe compare, incluídos aí alegorias e adereços, carnavalescos, puxadores de samba, bem como mestres de bateria, mestres-salas e porta-bandeiras e os geniais coreógrafos das espetaculares comissões de frente. As únicas distinções idiossincráticas dignas de nota, durante o tríduo momesco, são as rainhas de bateria: cada uma mais linda que a outra! O resto, resumindo, é tudo igual!
7. As autoridades sanitárias de Goiás, preocupadas com a proliferação de duplas sertanejas no Estado, mormente em plantações de tomate, estão decididas a declarar estado de pandemia incontrolável. Os turistas são aconselhados, antes de viajarem para lá, a doses maciças de rock, samba, chorinho e MPB na veia.
8. Nem sempre os moradores da periferia dos grandes centros urbanos estão por fora, assim como os que moram no centro da cidade estão por dentro. Estar por fora ou por dentro é condição intrínseca ao cidadão e não, extrínseca. Entendeu ou ficou por fora?
Imagem em desenhoparacolorir.net.
8. Comecei a escrever tanta bobagem, que tive ganas de dizer que psicografei tudo do espírito do Groucho Marx e aí criar uma nova religião, corrente filosófica ou ideologia política: o Grouchomarxismo, com foco nos humoristas, comediantes, piadistas, chargistas e engraçadinhos de toda espécie. Mas tive medo de retaliações do Além. Karl Marx poderia não entender bem o espírito da coisa.
9. Reza a crença budista que é possível a um espírito desencarnado reencarnar-se até mesmo num cachorro. Será que é por isso que ando desconfiado de que o cachorro do meu vizinho é tão mau caráter quanto alguns políticos que já fizeram a passagem? Ele, sistematicamente, me rouba alguma coisa.
10. PROFECIA SILAS DE OLIVEIRA-MANO DÉCIO DA VIOLA: À medida que, através dos anos, os sambas-enredo vêm perdendo qualidade em seus aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e poéticos, paradoxalmente aumenta o número dos autores envolvidos na criação de uma única obra, de tal forma que, no Carnaval de 2020, serão necessários tantos quantos os que compõem um time de futebol - onze. Aí, então, será preciso agregar a tal equipe um técnico que entenda de música, que chamará um auxiliar para ajudá-lo na tarefa. Nesse momento, então, teremos a volta à boa, velha e eficiente dupla de compositores, que, para salvação da música carnavalesca por excelência, dispensará aquele bando de incompetentes, que serão constrangidos a batucar samba nas mesas de botequim, de onde nunca deveriam de ter saído.
11. Tenho receio de que quando, num futuro distante, a corrupção brasileira se tenha reduzido aos aceitáveis dez por cento de nossos políticos, como é praxe nesse tipo de atividade, e não aos atuais noventa por cento, possa estar aí um grave sinal de que estaremos chegando ao fim dos tempos, conforme preveem todas as grandes e pequenas religiões e o profeta Zé do Apocalipse, criação imortal de Glauco Villas-Boas, infelizmente já falecido.

Um comentário:

  1. Percebi que o amigo não possui nenhum apreço pela festa magna da nação. Mas não se preocupe, nisto você não está sozinho.

    ResponderExcluir