26 de maio de 2012

DEZ CONTOS FRÁSICOS DRAMÁTICOS E LOCALIZADOS

1. Entrou pelo condomínio Asa Branca trazendo a mulher embaixo de pescoções, na frente dos porteiros - o maior rebu -, e saiu enrolado numa mortalha preta, rebocado pelo camburão do Instituto Médico Legal, o peito aberto a potente faca de cozinha.
2. O último cartucho da espingarda foi deflagrado contra a pouca vergonha do casal de gatos, que gemia, gemia, gemia, sobre seu telhado, em noites de lua cheia e solidão, sob o céu do Badu.
3. Três vezes chamou pelo pai, que se metera no banheiro da casa simples na Engenhoca, havia quase uma hora, sem que obtivesse resposta: o chuveiro aberto sobre o cadáver do velho fazia correr pelo ralo seu último suspiro.
4. Mal apeara da besta no Sítio Boa Esperança, levou pelas costas tirambaço de romper régua de curral - os pulmões vazados -, pois teve seu rastro libidinoso seguido desde a casa do compadre, que sentiu cheiro de sexo, ao chegar mais cedo à tapera.
5. O pai, atônito, contemplava, sobre as tábuas de sua oficina de marceneiro, fronteira ao cemitério da Coreia, o corpo do filho adolescente suicida, que resolvera pôr fim a anos de surras diárias injustificáveis, com uma dose de formicida.
6. Chamado pela décima vez ao Colégio Rio Branco, para resolver problemas do filho, o pai põe sobre a mesa da diretora, apavorada, seu revólver trinta e oito, com a recomendação de que, na próxima alteração, ela desse um tiro naquele miserável e acabasse com ele.

Imagem em acepilots.com.

7. Por volta do outono de 1973, pôs no toca-discos o último elepê dos Stones, Exile on Main St., aumentou o som a não poder, colocou o cano da pistola na boca e puxou o gatilho, enquanto Mick Jagger cantava coisas ininteligíveis nas imediações do Barreto.
8. A sacola de compras espalhada pela Rua Real Grandeza registrou o instante em que o carro em fuga atropelou o auxiliar de serviços gerais que a levava, no primeiro dia de uma aposentadoria então transformada em pensão para a viúva.
9. Adolescente, imprudente, foi-se despedir do mar revolto de Itaipuaçu, que não veria tão cedo - ou nunca mais -, sobre a pedra próxima à arrebentação, e lá deixou sua vida jovem, a cabeça estourada contra o rochedo beijado com fúria pela onda implacável.
10. Mudara-se para Miracema, onde fez crescer suas posses e suas reinações, que culminaram na capotagem da picape, que dera à amante inexperiente para dirigir, enquanto lhe fazia saliências comprometedoras, que duraram até o esmagamento de seus corpos na pirambeira da estrada.

Um comentário: