1 de dezembro de 2010

A INJUSTIÇA

Justo achou injusto deixarem Justinho de castigo porque não quisera cantar o Hino Nacional. Aliás, Justinho não sabia a letra. Essa é que era a grande verdade. A professora não conversou: depois da aula, por mais meia hora!

Justo reclamou justamente à diretora aquele abuso de autoridade da professora. A diretora, nem te ligo e o castigo valeu.

(Imagem de chitchatbabel.wordpress.com.)
Apenas como retaliação, Justinho resolveu decorar aquela letra comprida e esquisita: “brado retumbante, impávido colosso, terra mais garrida, raios fúlgidos, penhor dessa igualdade, margens plácidas, raio vívido, berço esplêndido, fulguras ó Brasil, florão da América, lábaro que ostentas estrelado...”

Leu, decorou, cantou, descantou e cantou e decorou e leu e foi ao dicionário tantas vezes quantas foram necessárias, para entender tim-tim por tim-tim tudo por que raios Osório Duque Estrada se enveredara por vias tão estranhas.

Cheio de si, lá um dia, desafiou a professora e mostrou que sabia todo o Hino de cor e salteado, com as significações e tudo que até mesmo a senhora não sabe porque só decorou mas eu não eu procurei todas as palavras esquisitas no dicionário e sei todas elas e a senhora não sabe que eu sei que a senhora não sabe. Debulhou ele, assim, a mágoa pelo castigo.

E acabou ficando mais meia hora depois da aula por desacato à autoridade e abuso de conhecimento vocabular, o que Justo achou extremamente injusto com Justinho. Mas ficou muito orgulhoso de toda aquela sabedoria do filho.

E deu a história por encerrada e a vingança por completa. E pensou como arremate: Tal pai, tal filho; não deixa dinheiro sem troco, não deixa ponto sem nó! Esse é o meu menino!

2 comentários:

  1. Eis aí um exemplo dado, acabado e muito bem escrito de nosso secular autoritarismo. Já estou como Cabral, navegando novamente.

    ResponderExcluir
  2. Aprender por imposição, saber por vingança, arrogância de cabo a rabo, resume uma luta constante do poder pelo poder... estamos bem servidos!

    ResponderExcluir