13 de novembro de 2011

PENSAMENTOS BEM-PENSADOS IX

Imagem em richelibre.net.

Segue aí mais uma dúzia de pensamentos bem-pensados elaborados com todo critério por “meu cérebro nervoso”, como dizia o verso do velho samba-canção*. É que sou desse tempo, embora nunca tenha achado samba-canção essa maravilha toda, mas era isso o que mais se ouvia naquela altura. Depois, como já disse alhures, a bossa nova e o roquenrol impregnaram meus ouvidos com seus acordes.

Mas por que é que estou dizendo essas coisas que não interessam agora?
Vamos a eles!

1. Foi preciso haver a primeira guerra, para que o homem conhecesse a paz.

2. Por menor que seja a confusão num quarto de pensão, para a sua proprietária ninguém estará com razão.
3. Político é aquele cara capaz de, entre várias alternativas éticas, fazer as coisas do modo politicamente mais incorreto e ilegal possível.

4. Não há maior desafio às leis naturais do que pobre ficar esperando por um milagre e este acontecer.
5. Na democracia, que é uma forma de ditadura mais suportável, com frequência a maioria vê que errou, há alguns pleitos anteriores, e corrige seu voto na eleição seguinte, de modo que, daí mais alguns anos, corrige novamente sua escolha, voltando àquilo que pensava estar errado, que se revelará errado logo adiante, e assim por todo o tempo.

6. Quando eu morrer, quero ser cremado, embora apenas ligeiramente. É que nunca gostei de carne bem passada.
7. Em todo botequim pé-sujo do país, há no mínimo um filósofo amador movido a álcool. Caso haja mais de um, o botequim passa à categoria de academia, no sentido grego da palavra. E Platão está aí para não me deixar mentir.

8. Parece que a Igreja disse que não há mais Purgatório.  Quero crer que esta estação foi fechada para economizar a viagem de ida. Agora a passagem é direta, sem escala ou baldeação: Terra > Inferno, Terra > Céu, conforme o bilhete adquirido. É que também lá os banheiros ficavam muito sujos, após a estada das almas viajantes.
9. Qualquer time de várzea também tem sua torcida, sem que isso signifique que o futebol saia engrandecido, embora, vez ou outra, ocorram tapas e pescoções como em qualquer torcida organizada de grande clube.

10. Ninguém melhor do que um político para saber que tudo aquilo que dizemos dele é a mais pura verdade, que jamais poderá ser provada em qualquer instância da justiça brasileira, razão por que poderemos ser processos por calúnia, injúria e difamação.
11. O anunciado referendo grego sobre a aceitação das condições da ajuda financeira internacional soa, mais ou menos, como um novo cavalo de Troia. Acho que alguém se dará mal nesta história.

12. Preferia os estudantes que lutavam por liberdades públicas e contra o regime de exceção, durante a ditadura militar, a estes estudantes de agora que lutam pelo direito de fumar maconha e de se permitir o tráfico no campus universitário.
---------

*Revolta, de Raul Sampaio e Nelson Gonçalves, gravado por Nelson Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário