14 de junho de 2012

CANÇÃO DA MINHA TERRA


Jacek Yerka, House in a tree (em wallpapers-free.co.uk)


minha terra tem de um tudo
um tiquinho só de nada na minha terra é mundo
como o cansaço do gado o suor do povo dobrado sobre a enxada
as tardes desconsoladas dos verões chuvarentos
ou a secura de certos invernos temporões.
minha terra tem de tudo
e quase tudo na minha terra vale muito:
o desconsolo da moça que espera seu dia
a modorra vesperal dos gatos nas calçadas
o tropel atropelado dos corações vadios. 
minha terra só tem lucro
e o lucro da minha terra é o ser telúrico
que brota dela cada vez que um ventre de mulher frutifica
como frutificam as jabuticabeiras os mamoeiros
nos quintais das casas de porta e janela para a rua
como se abertas a empurrar seus filhos só raízes para o mundo.

(Publicado originalmente em Gritos&Bochichos, em 19/3/2010.)


2 comentários: