27 de julho de 2013

AU REVOIR, PARIS! (Crônica de Paris II)


De volta ao avião, para retornar a casa, ao lar de todas as seguranças e confortos.

Cada viagem que fizemos com nossa netinha Gabriela se transformou em uma experiência específica. Desde quando ela morava em São Paulo e mal tinha dois anos. Gabi sempre foi uma pessoa especial em nossa vida. Talvez porque tenha sido a primeira neta, como agora ocorre com Francisco, para os seus avós paternos.

Não houve uma única viagem que não nos tenha deixado lembranças. Pelo menos, enquanto o alemão perverso não nos venha dominar - a mim e à sua avó Jane.

Nesta viagem de agora a Paris, Gabriela se mostrou como sempre uma pessoa marcante. Ela tem tão-somente oito anos, mas sua maturidade está além desta marca etária. Esperta, antenada, consciente, crítica, observadora, parece muito mais velha e experiente, do que seu minúsculo ajuntamento de idade sugere, como se a vida fosse uma coisa muito natural de ser vivida, sem grandes preocupações. Em outras palavras, Gabi quase nunca se atrapalha.

No hotel em que ficamos, em minha ausência, ela se virou para estabelecer comunicação com a camareira, fazendo de tudo, até conseguir.

Andando pelas ruas de Paris, sempre se mostrou orientada e chegou ao ponto de dizer, quando fomos à Bastilha, por recomendação específica de seu pai, em virtude de toda carga histórica do lugar, que talvez já se estivesse esquecendo do português, tal era sua identificação com a cidade. Demos boas gargalhadas com sua frase.

Agora estamos de volta, ao berço esplêndido, à casa da mãe gentil, com um sem-número de novas informações em sua tenra cabecinha - que nós, adultos, assim julgamos, muito pela pretensão da nossa própria idade. Informações essas que, para ela, constituirão experiências únicas, inolvidáveis, através das quais eu me pretendo tornar menos mortal, menos passageiro, como o sabor do sorvete Berthillon, que ela provou no sábado, na Ile de Saint Louis, e disse, com alegria, ter sido o melhor já experimentado em toda sua pequenina vida.

Au revoir, Paris!
Imagem em around-the-world.wardspace.co.uk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário