17 de abril de 2013

GABRIELA, POR MIM E POR ELA


GABRIELA POR MIM

Este poema foi feito em 2006. Publico-o hoje, no dia dos oito anos da minha querida neta Gabriela, a quem, obviamente, é dedicado.


GABRIELA

Qual é a estrela
Que brilha bela
No céu de abril
Pintando em cores
De aquarela
A vida extensa
Que se anuncia
Em passarela
De luzes mil
Senão uma só
Fúlgida estrela
Que se nomeia
Por Gabriela?

Qual é a diva
Que me encanta
Com o canto-choro
Que não espera
E exige rápido
A solução
De seus problemas
Bem que simples
Mas tão singela
Sorri um riso
Que desmantela
Senão a diva
Que é Gabriela? 

Qual é a moça
Que se anuncia
Em frágeis passos
De uma pequena
Bem tagarela
Que mais parece
A pretensão
Que todos temos
De que seja ela
A só doçura
A só quimera
Do que virá
A ser Gabriela?

É Gabriela!

Gabi, em foto de Juninho Roots.




GABRIELA POR ELA MESMA
Gabi e seu irmãozinho Bruno estiveram aqui em casa há alguns dias. Dentre seus muitos afazeres e peripécias, deixou alguns textos no computador e no tablet, que tive o cuidado de salvar. Transcrevo, a seguir, um trecho do que ela deixou no tablet, com seu autorretrato em palavras. Apenas corrigi a ortografia e acertei a pontuação.
É bom dizer aqui que, com dois anos e pouco, ela, olhando-se ao espelho, me perguntou:
- Vô, eu não sou malavilhosa?
Agora ela, por ela mesma:
"Sou uma menina inteligente, carinhosa, cheia de ideias, bonita, judoca e etc. Eu sou assim do jeito que eu sou. Todo mundo me conhece. Aliás, pensa que me conhece. Um dia, eu sou roqueira; outro, fashion; final de semana, pop; outro dia qualquer, sou vocalista e, outro, não paro de cantar. Sou muitas pessoas ao mesmo tempo. E, se pensa que me conhece, pode tentar, mas não vai descobrir."

3 comentários:

  1. Mal conheço a Gabi! Posso nunca vir a descobrir quem ela é, mas uma coisa eu sei e tenho a certeza:
    A Gabi é linda de morrer!
    Também sei que a Gabi tem uma família linda!...
    Parabéns ao Vô por esta neta malavilhosa!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Moreirinhas, mas na qualidade de avô sou obrigado a concordar com você. Hahaha! Abraços.

      Excluir
  2. Estou encantada e enfeitiçada por tudo isso. Acredite, está sendo um sopro de vida em meu coração neste momento. Acho que me identifico com a Gabi, sei lá! Ela me emociona muito, de uma maneira bem peculiar e familiar. E você, amigo querido, sempre me emociona com suas leituras simples e diretas da vida, seja por palavras ou por imagens. Jane, por favor não fique com ciumes, mas seu marido é um espetáculo! Beijo extensivo a toda essa linda família que vocês construíram. <3

    ResponderExcluir