17 de fevereiro de 2019

A LOURA LUDOMANÍACA


Jane e eu tomamos as poltronas 17B e 17C do Airbus 318 da Avianca de volta ao Rio de Janeiro, saindo de São Paulo. Um pouco depois que nos sentamos, chegou a companheira de viagem do assento A da mesma fileira. De imediato, vendo a tela diante de cada poltrona, exclamou feliz:
- Oba! Tem joguinho.
Devo dizer que ela não é jovenzinha. Deve ter por volta de seus quarenta e lá vai fumaça, cabelos louros um tanto desgrenhados, pele queimada de sol e grandes óculos de lentes corretivas.
Os avisos costumeiros acabaram, e a tela ficou disponível para os passageiros. Ela logo tirou o controle escamoteável de seu habitáculo, selecionou alguma coisa e passou a digitar o teclado. E não aceitou o lanche e a água oferecidos, tenho a impressão, para não interromper seu lazer fortuito.
Confesso que durante os quarenta e poucos minutos de voo tentei cochilar e não prestei muita atenção ao que ela e os demais passageiros faziam. Só fiquei atento, quando a aeromoça baixinha, com porte de cão farejador, vinha conferindo, fileira por fileira, cada um de nós, a fim de ver se tínhamos atendido o comandante, que anunciara o pouso dentro de poucos minutos no Santos Dumont. Ela, então, pediu à colega da cadeira em frente que voltasse o assento para a posição vertical e à nossa vizinha da poltrona A que desconectasse a tomada USB de seu celular e voltasse com o controle da tela para o habitáculo.
A loura de cabelos desgrenhados fez menção de voltar com o controle ao seu lugar, enquanto a comissária de bordo a olhava, mas refugou o gesto, assim que ela seguiu adiante em sua vigília.
Fiquei cabreiro com a loura, a imaginar o avião se precipitando ao solo, apenas porque a viciada não largou nem um instante aquele controle. Será que ela não tem consciência da desgraceira que poderia causar, por causa de um joguinho de voo?
Mas ela continuou a jogar, até que a aeronave pousasse e Jane e eu nos levantássemos e fôssemos embora.
Já no saguão do aeroporto, à espera do táxi que nos traria de volta a casa, vimos a vizinha de viagem, a loura oxigenada, de cabelos desgrenhados e ludomaníaca, passando em passos comedidos e mexendo freneticamente no celular. Jane ainda observou:
- Acho que continua jogando.

Imagem relacionada
Imagem em coisautil.xpg.com.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário