15 de setembro de 2018

HISTÓRIA DE UMA AMIZADE

(Para Daisy e Alfredo Moreirinhas.)

As amizades às vezes são inexplicáveis. Dizem que escolhemos os amigos. Ou, quem sabe, os amigos nos escolhem. Tenho dois grandes amigos, que sempre uso como exemplo, os quais encontrei durante os tempos de faculdade. São o Eduardo Campos e o Rogério Andrade (Coloquei em ordem alfabética apenas para não me comprometer, e pensarem que gosto mais de um do que de outro.). Eles não eram da minha turma. Rogério nem mesmo era do mesmo turno. E ambos, teoricamente, faziam parte de um grupo “antagônico”: cursavam Inglês. Eu fazia Francês. E isso já era motivo para rivalidade. A Guerra dos Cem Anos, com maior ou menor intensidade, perdura até hoje.
Tenho outros tantos amigos que fiz ao longo da vida, desde minha vilazinha querida de Carabuçu, lá no norte do Rio de Janeiro, até este instante da existência. E não vou citá-los, para não tornar maçante este texto despretensioso.
Mas hoje quero destacar uma dessas amizades que a modernidade, ou antes, a tecnologia nos permite e tem data completa de nascimento.
Em 8 de novembro de 2010, postei no blog Asfalto&Mato poema que havia feito na década de setenta, motivado pela viagem empreendida com a Jane, tão logo nos casamos, e os amigos citados acima. O poema tem como título Telhados de Cuzco e faz parte de uma série a que dei nome de Apontamentos de viagem. A fim de ilustrá-lo, busquei na internet uma foto que retratasse os famosos telhados da cidade peruana que nos dá acesso à emblemática Machu Picchu. Eu mesmo havia feito uma, que não consegui encontrar entre as centenas de antigas fotos impressas.
Após alguns minutos de pesquisa, encontrei foto semelhante à que fizera, após ter subido num degrau ao lado do tanque localizado numa área externa, nos fundos do hotel. A foto era do fotógrafo lusitano Alfredo Moreirinhas. Escrevi para ele, solicitando autorização e enviando o texto que sua foto ilustraria. De imediato, ele autorizou, e eu postei o poema. Nos comentários que então fizemos, tivemos a sensação de ter-nos hospedado no mesmo local. E tais comentários foram o gatilho para o surgimento de uma amizade virtual.
Passados esses anos, e desde então, temos mantido com alguma regularidade diálogos rápidos pelas redes sociais, por conta dos meus blogs e do seu, o excelente Travel with Us, em que ele e sua esposa Daisy contam suas muitas viagens mundo afora, recheadas pelas maravilhosas fotos que as ilustram.
Não faltaram convites para que fôssemos visita-los, até com generosa oferta, além de hospedagem, de carro à disposição, bacalhau dos deuses e vinhos capitosos: Moreirinhas a nos seduzir com seu canto lusitano, aquele mesmo e ancestral canto que iludiu até o inexpugnável Gigante Adamastor, lá pelos idos de mil, quatrocentos e qualquer coisa. A história fez seu registro, e Camões o cantou em versos perfeitos.
Pois, finalmente, agora neste escorrido mês de agosto, na viagem com os primos Roberto Assis e Paulo Mattos, mais suas esposas, por terras de Portugal, digitamos no GPS do carro alugado o endereço dos nossos amigos virtuais: Rua da Cacieira. O complemento veio pelo Messenger: após passar o Café Tulipa Negra, na segunda rua à esquerda, a última casa à esquerda. As orientações nos levaram até lá.
Tão logo estacionamos o carro, fomos efusivamente recebidos por Daisy e Alfredo, que do alto da varanda do segundo andar exclamaram um “até que enfim!”, a dar fecho a oito anos de intervalo entre a primeira mensagem e aquele instante.
Pareceu que éramos velhos amigos, que apenas não se viam havia algum tempo!
Os abraços foram tipo quebra-costela; a alegria, total. Os amigos se prepararam para que passássemos uns dias com eles, o que não foi possível, em virtude da programação da viagem feita em conjunto com os outros parceiros de aventuras. Mas eles fizeram questão de nos mostrar o quarto preparado, a casa aberta, a hospitalidade lusitana.
Após conhecer a aconchegante casa de Daisy e Alfredo, repleta de belas obras de arte e recordações de suas muitas viagens, ainda fomos brindados com um passeio por Aveiro, linda cidade postada junto ao Atlântico e famosa por sua ria e seus ovos moles, que traduzem em paladar a gostosura deste pedaço de Portugal.
Como que para selar a amizade de modo inesquecível, Daisy e Alfredo nos ofereceram um almoço dos deuses: bacalhau de natas e bacalhau na telha, em um dos bons restaurantes da cidade, regado a vinho branco (Tudo dentro do limite de tolerância das leis portuguesas, quanto à direção de veículos.)
E, desta forma, conseguimos materializar uma amizade nascida há oito anos, via Internet, com abraços, beijinhos, ovos moles, vinhos, cachaça, sabonetes, que trocamos para marcar a importância do encontro.
As amizades podem surgir de qualquer forma e por qualquer meio. É preciso apenas cultivá-las!



Resultado de imagem para Roque Gameiro frota de Cabral
Alfredo Roque Gameiro (1864-1935), A frota de Cabral ao sair do Tejo (em tribop.pt).

4 comentários:

  1. Só desejo que esta amizade passe a ser mais presencial.
    O malvado Oceano Atlântico é grande, mas a nossa amizade é bem maior.
    Foi um grande prazer conhecer o Saint-Clair e sua querida Jane.
    Sois um casal encantador, conversadores brilhantes e conhecendo-vos sentimos um enorme orgulho em ser vossos amigos e sentir a vossa amizade.
    Obrigado Saint-Clair e Jane pela vossa visita e vamos repetir,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo sentimos ao conhecer vocês. Não faltará oportunidade para novos reencontros, malgrado o Atlântico. Nossa casa está aberta. Abraços!

      Excluir
  2. Da varanda expressámos o que nos ía na alma! Como foi bom abraçar-vos!...
    Voltem quando quiserem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi emocionante a receptção, Daisy! E todo o resto, então, nem se fala. Abraços!

      Excluir