18 de setembro de 2016

TÁTICA DE JOGO


Houve quem duvidasse, mas a ordem era para ser cumprida. O lateral-direito avançaria, o ponta-direita (falso, diga-se de passagem) faria a ultrapassagem para receber a bola nas costas do adversário, pegaria a bola, correria com ela dominada até a linha-de-fundo, cruzaria sobre a área e esperaria o resultado do lance, fechando em direção à grande área. Enquanto isso, o centroavante mais o homem de meio-campo fechariam pelo miolo da área, enquanto o ponta-esquerda e o lateral-esquerdo, em movimento de porta pantográfica, entrariam pela esquerda. O meio-campo acompanharia nessa avalanche o ataque sobre a área adversária.
Oquei, professor! Tudo certo, professor! Deixa com a gente!
Uma outra ordem: a mesma, só que pela esquerda. Aí os papéis se invertem. Quando o inimigo atacar, o combate será dado da linha intermediária para trás. Nas laterais, ou passa a bola ou o adversário. Os dois juntos, nunca! De preferência, nenhum dos dois!
Oquei, professor! Tudo certo, professor! Deixa com a gente!
O time entrou em campo, jogou conforme o combinado, levou uma surra danada. A torcida pediu a cabeça do técnico, os comentários criticaram o esquema tático, nas rodas de conversa só se falava nos melhores lances do inimigo e nos piores do time.
Mas o que doeu mesmo foi o frangaço que o goleiro papou, mal iniciada a contenda. Logo o goleiro, para quem não houve nenhum esquema especial, nenhuma recomendação tática. E precisava, desgraçado? Era só não deixar a excomungada entrar, seu miserável! Frangueiro de uma figa! Por isso é que não nasce grama onde você pisa, seu infeliz!

Helena dos Santos Coelho, Futebol na faverla, Talentos da Terceira idade, 2009.


Um comentário:

  1. É Saint-Clair, Acho que por um tempo o meu time, o Palmeiras, seguiu essa tática e obteve esse mesmo resultado. Pensando bem, o Botafogo-RJ também foi pelo mesmo caminho. Mas isso é coisa do passado. Agora, os tempos são outros! Viva o Verdão! Hehehe

    ResponderExcluir