19 de outubro de 2011

SACIOLOGIA

Imagem em gartic.uol.com.br.
Ditinho, a par da cachaça que bebia diuturnamente, era especialista em saci. Sabia de tudo da vida desse bicho dos ermos da noite e dos desvãos do medo humano. E deitava sabença e falação na explicação desse e daquele detalhe que os neófitos desconhecessem. Chegava a tal requinte sua ciência em saci, que mais de uma vez surpreendeu os circunstantes com histórias as mais estranhas. Tinha lá a sua teoria de que o saci, ou melhor, os sacis, porque não era um indivíduo apenas, mas uma súcia, tinham o mês de agosto como o de sua reprodução. E, mais estranho ainda, através de ovo. É... saci põe ovo! E junta tudo que é saci para pôr ovo num único lugar. Vejam vocês: no pasto do Coleto, na Vala, perto de um taboal. Doideira tentar passar por lá nesse período! Saci no choco fica mais ouriçado que ganso do mato. É bicho violento e traiçoeiro!
É bem verdade que nisso não acreditou o Ferreirinha, homem acostumado a pegar vaca de bezerro novo pelos chifres. Que nada, Ditinho! Isso é pura invencione sua. Ondé que já se viu saci botar ovo?! Pois bota que bota! E é no pasto do Coleto. Nem caia na besteira de passar por lá, nas voltas da meia-noite.
Desacreditado de tudo no mundo, a não ser em coice de cavalo xucro, dentada de cachorro doido e chifrada de vaca prenha, Ferreirinha montou no baio e partiu em direção ao pasto do Coleto, beirando a hora grande.
No bar do Tonho Pinto, ficaram as pessoas da roda de prosa, aguardando a prova dos nove do Ferreirinha.
Não é que o desabusado vaqueiro desapeou do baio, daí uma hora, todo lanhado a chicote, as feições transtornadas de quem viu coisa do outro mundo, a fala engasgada no gogó, que a custo murmurejou, antes de desmaiar: Tem pra mais de mil bichos, gente! Tudo no choco, tudo umas pestes do diabo! Desconjuro, credo em cruz, Virgem Nossa Senhora!
Por isso é que até hoje, lá pelas bandas de Liberdade, a única autoridade nesses assuntos é o Ditinho, pós-graduado em saci e outras manifestações das trevas.

5 comentários:

  1. Tá doido! Vou lá não, tenho medo. Lá em Calçado tinha era muita mula-sem cabeça com estrela na testa. Mas acho que punha ovo não.

    ResponderExcluir
  2. Boto fé. Até por conta de que sei, através de registros da Sociedade João Sem Braço, exímios observadores desta e outras mutretas, que existe método na botação de ovo: formam duplas e um apara o ovo do outro, visto que Saci não consegue ficar de cócoras.

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, Paulo Laurindo, deve ser pela falta da perna. Hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Oi, amigo de Niterói, gostei da sua história, vou contar para os meus alunos, eles vão adorar...
    Histórias assim, as crianças gostam, saci não faz mal a ninguém , só assusta, êta... rsrs
    Eu o vi lá no Zatonio, estou seguindo seu blog, sou Botafogo e sei que torce pelo alvinegro também.
    Beijo da Mery*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mary! Não só torcemos, como também sofremos. O que se há de fazer?

    ResponderExcluir